Blog

10 características positivas dos Sistemas Agroflorestais

21 de junho de 2017
Luciano Magalhães

 

Os Sistemas Agroflorestais - SAF tem várias características positivas, que merecem ser abordadas:

 

1) Redução dos custo por hectare: Espaçamentos abertos, considerando no máximo 300 – 350 plantas por hectare e distância entre linhas em torno de 8 a 10 metros, permitem reduzir muito o custo de implantação, manutenções e colheita.

 

2) Passamos a ter uma visão da floresta sobre o indivíduo. Cada indivíduo passa a ter um valor mais significativo, sem perder a visão de todo o conjunto de árvores.

 

3) Árvores isoladas tem maior crescimento em diâmetro; e o volume é função quadrática do mesmo.

 

4) O Eucalipto pode ser usado para fins mais nobres, quando bem conduzido.

 

5) O consórcio entre árvores, animais e culturas agrícolas aumenta a lucratividade e fornece um fluxo de caixa mais confortável ao investidor.

 

6) Ao invés de destinar a área para a produção de um único produto (por exemplo 100 hectares de terra somente para a pecuária), podemos introduzir o elemento floresta e sobre a mesma área, ou seja, sobre os mesmos 100 hectares, sem aumento da base de ativos dedicada ao projeto, podemos aumentar e muito a produtividade da área.

 

7) Ao falar em consórcio devemos estar atentos ao aspecto ambiência. Cada componente do processo deve trazer benefícios múltiplos ao sistema:

  • As árvores (destinadas a produção de madeira, com alto valor agregado) aumentam o conforto animal para as criações ali introduzidas.
  • Os animais utilizam desse benefício e distribuem elementos úteis aos cultivos, através do convívio com o solo e adubação da pastagem com as próprias fezes e urinas.

 

8) Produção pode ser função do número de árvores por hectare.

 

9) Produtividade nem sempre será função do elevado número de árvores por hectare.

 

10) Os espaçamentos com maior lucratividade são aqueles  conduzidos em linhas simples de árvores, variando entre 8 a 10m entre linhas de planta, de acordo com a região, e dentro da linha, distância entre plantas nunca menor que 3,5m entre as mesmas.

 

Comente essa publicação